segunda-feira, 12 de março de 2012

Presidente da Câmara conhece a estrutura da Apae de Lages

     O presidente da Câmara de Vereadores, Anilton Freitas (PTB), esteve na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na manhã desta sexta (9). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e as principais demandas da instituição. 

     Hoje, a Apae recebe 300 alunos que são atendidos por 80 funcionários. Muitos desses profissionais são remunerados pela própria Associação. Durante a semana, a Apae oferece atendimento médico, odontológico, psiquiátrico, de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outros. 

     Além das atividades pedagógicas, os alunos participam de aulas de música, dança e artes. A diretora da Apae, Vera Silveira Silva, lembra que eles desenvolvem também trabalhos artesanais e de culinária. “Nesse tipo de ocupação, nossos alunos são qualificados profissionalmente e conseguem uma inserção no mercado de trabalho”. 

     A estrutura da Apae é grande e considerada modelo pela organização de uma forma geral, mas a diretora diz que não é fácil mantê-la. “Se não fosse a ajuda da comunidade não teríamos como oferecer tudo isso aos nossos alunos”. A prefeitura de Lages repassa à associação um subsídio de R$ 4mil por mês. 

     Neste momento, a principal reivindicação da diretoria é o apoio para construção de um centro de convivências. Pelo projeto, desenvolvido em parceria com a Uniplac, o ambiente será construído no espaço da rua Joaçaba, na frente da Apae, e um terreno que fica do outro lado, já adquirido pela Associação.

     O projeto será apresentado na Câmara. O presidente Anilton já antecipou que o Legislativo é parceiro nesse pleito. “Tudo que estiver ao nosso alcance será feito porque o pedido é justo”. 


Texto e fotos: Taina Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário