quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Programa Jovem Vereador é instituído pela Câmara

      Na última semana, a Mesa Diretora do Legislativo Lageano instituiu no município o programa Jovem Vereador, por meio do projeto de resolução 003/12. O objetivo é promover a interação entre a 
Câmara e as escolas e, dessa forma, permitir que o estudante compreenda o papel do Legislativo dentro do contexto social em que vive, contribuindo para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
Presidente da Câmara, Anilton Freitas agradeceu a aprovação unânime por parte de todos os vereadores. “Este é um projeto importante, estruturado neste ano, mas que é uma vontade antiga desta Casa. Com ele vamos politizar nossa juventude e fazer com que eles conheçam, se interessem e gostem da política”, argumentou.

Conheça alguns dos objetivos do Jovem Vereador

      Entre algumas das finalidades específicas do programa estão a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara de Lages; favorecer atividades de discussão e reflexão sobre os problemas que mais afetam à população lageana; proporcionar situações em que os alunos, representando a figura legislativa, apresentem sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou de determinados grupos sociais; sensibilizar professores, funcionários e pais de alunos para participarem do projeto e apresentarem sugestões para o seu aperfeiçoamento.
O projeto abrange a 9ª série da rede municipal, o 8º ano do fundamental e o ensino médio da rede estadual de ensino. Além de palestras nas escolas, o Jovem Vereador prevê a visita dos alunos à Câmara para assistirem às sessões deliberativas e, ainda, uma sessão especial para diplomação dos eleitos junto às escolas participantes e a diplomação de todos os participantes.
Os critérios para eleição dos Jovens Vereadores serão de responsabilidade das unidades escolares, sob orientação e supervisão do Programa Jovem Vereador, com posse e exercício de mandato de um ano. As despesas decorrentes desta Resolução correrão por conta de verbas próprias consignadas no orçamento vigente da Câmara de Vereadores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário