quarta-feira, 4 de julho de 2012


Câmara quer a volta do Orçamento Participativo 
      A implantação do modelo de Orçamento Participativo no município de Lages é o mote da moção legislativa 059/12, proposta pelo vereador Anilton Freitas (PTB), e aprovada por unanimidade. É a segunda vez que o mesmo parlamentar solicita tal mecanismo ao Executivo, uma vez que documento semelhante foi apresentado na Câmara em setembro de 2011.
   De acordo com a justificativa apresentada do documento, o orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, através de processos da participação da comunidade, como assembleias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo.
    Administrações anteriores implantaram o Orçamento Participativo, sendo Lages uma das pioneiras no país a adotar tal mecanismo. Anilton ressalta a necessidade de seu retorno: “Os problemas enfrentados pelas comunidades e pelos bairros podem ser solucionados de forma mais eficaz, pois dá maior segurança ao gestor com relação às prioridades que serão sanadas com o erário público, e gera mais respeito e confiança por parte dos administrados”.  
Foto: Taina Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário