quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO LAGEANO FALA SOBRE OBJETIVOS PARA 2012

No dia 14 de dezembro de 2010, o vereador Anilton Freitas (PTB) assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Lages. Eleito com oito dos doze votos, o parlamentar ficará no cargo até o fim de 2012, ou seja, até o desfecho da 16ª Legislatura.

Anilton Freitas tem 46 anos, é casado, tem três filhos (duas garotas e um garoto) e duas netas. Residente no bairro Copacabana, é empresário e possui há mais de 20 anos um mercado no Bela Vista. Participou de duas eleições municipais: em 2004, mesmo com 1.450 votos, não foi eleito. A história mudou em 2008.

CÂMARA MIRIM E CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Para este ano, um dos principais objetivos da nova presidência é a implantação da Câmara Mirim e do Conselho Municipal da Juventude. Segundo Anilton, o projeto vai englobar escolas e universidades em uma forma de despertar a consciência política e envolver a juventude nas decisões que permeiam o processo democrático. “Quando falamos em política todos se manifestam de maneira negativa, até mesmo nas faculdades as pessoas não têm noção da importância que ela tem na vida e no cotidiano de todos. Sinto que precisamos fazer algo para mudar esta situação e creio que este projeto pode dar este suporte”, comentou o presidente.

A distribuição de cartilhas e a realização de palestras e seminários fazem parte da série de iniciativas para a disseminação do conceito de política e do papel dos vereadores à sociedade. Ainda segundo Anilton, quando efetivado, as deliberações do Conselho Municipal da Juventude serão apreciadas em plenária pelos edis do Legislativo Lageano.

CONTENÇÃO DE GASTOS

Outro foco para 2012 é a diminuição dos gastos da Câmara de Vereadores. A promessa de Anilton é a devolução de R$ 1 milhão ao fim do ano para os cofres públicos dos recursos destinados ao Legislativo. Uma reunião com os demais vereadores na manhã do dia 24 de janeiro serviu para que se discutissem possíveis diminuições no quadro de funcionários e outros gastos pontuais como diárias, telefone, luz, combustível, etc. Segundo o presidente, será descontado de cada parlamentar caso a verba de gabinete seja excedida. A implantação do cartão ponto também deve servir como um mecanismo de controle do quadro de servidores.

GERAÇÃO DE EMPREGO E FOCO NO SOCIAL

Uma das principais preocupações do presidente Anilton Freitas é a falta de emprego em Lages. Para ele, o êxodo da população lageana para outros centros, especialmente o litoral, precisa ser diminuído com o incentivo para a qualificação profissional e a busca por novos nichos de mercado. Os bairros continuarão a ser prestigiados na Câmara com as audiências públicas itinerantes. “Vamos continuar defendendo os interesses do povo, principalmente, daqueles que mais precisam do poder público. Todos têm o direito de uma oportunidade, de trabalharem e sustentarem suas famílias e não precisar deixar Lages para buscar um emprego em outra cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário